top of page

Psicoterapia Infantil

A infância é uma das etapas mais importantes da vida de um ser humano, se não a mais importante. Desde o período intrauterino, ao momento do nascimento e sucessivo desenvolvimento, a criança vai interiorizando estímulos e conhecimentos do mundo externo para o seu mundo interno. Nessa perspectiva, cada criança é única e por isso cada infância é marcada por seus próprios desafios.

 

Ao longo do processo de crescer, a criança passa por diferentes estágios do desenvolvimento, adquirindo e aprimorando habilidades e capacidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas. No entanto, impasses podem ocorrer, levando a desvios no processo natural de amadurecimento e possibilitando a construção de entraves psicológicos e trazendo consequências mais significativas a longo prazo para a vida da criança e consecutivamente para a família.

 

A Psicoterapia Infantil tem como objetivo atuar nesses impasses e trabalhar problemáticas e demandas de aspectos biológicos ou de questões ambientais, emocionais e comportamentais, atuando diretamente no bem-estar e na qualidade de vida da criança e da família.

 

Diferente dos adultos, as crianças possuem maneiras diferentes de se expressar, e por esse motivo a psicoterapia infantil acontece a partir da utilização de recursos lúdicos, uma vez que o brincar é a linguagem central da criança. Contudo, a psicoterapia foge dos objetivos de um brincar simples e comum, o brincar é na realidade um convite para que a criança expresse na sua linguagem genuína as suas necessidades, dificuldades e conflitos internos, possibilitando ao psicólogo um entendimento amplo sobre o caso clínico e uma intervenção mais efetiva.

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page